terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um herói


Todo mundo conhece um super herói, quer seja um membro dos X-men, Liga da Justiça, Watchmen ou qualquer outro personagem do Universo Marvel...

Hoje o assunto não passa nem de longe por sequer um desses personagens, salvo se for o caso de serem feitas comparações das personalidade de cada um com a nossa própria personalidade.

O tema "herói" se refere a nós mesmos. A mim mesmo, na verdade, porque não fiz nenhuma pesquisa ou entrevista com alguém para colher outras informações. É tudo puramente especulativo, psicológico, individualista e personalizado.

Eu, particularmente, sempre sonhei com situações grandiosas, atitudes exemplares, típicas dos heróis de quadrinhos. Quando era mais novo eu não sabia me decidir (e ainda não sei) se era melhor ser invisível, conseguir entrar na mente das pessoas, ter super-força ou garras de adamantium. O mais perto que eu cheguei de um super poder foi a super velocidade que hoje em dia está sendo reduzida a uma super pança ^^

Atualmente a questão que me perturba não é o superpoder que eu gostaria de ter, mas o motivo de eu "precisar" de um poder. A pergunta é porquê EU não me basto? Entende? No auge da minha depressão e da minha falta de objetivos profissionais e pessoais, em parte por conta da tendência de ansiosidade, exigência e uma pitada de "Alice in Wonderland", aparentemente típicas da geração jovem contemporânea, e da necessidade/pressão cada vez maiores de alcançar uma posição de estabilidade e remuneração salarial consideráveis, eu perdi a capacidade de dormir tranquilo e, mais importante, de sonhar...

Não sei se você já passou por uma fase assim, onde ir pra cama significa saber que vai acordar no outro dia na mesma situação, sem sentir nada especialmente especial por qualquer coisa que seja. Por vezes eu imagino que esse seja o processo lento de lavagem cerebral que todo jovem adulto acaba passando entre as fases de adolescente sem responsabilidade e adulto conformado.

Enfim, voltando ao assunto, o que isso tem a ver com o tema de herói?

Eu ainda sonho em ser um herói. É um sonho retardado, eu sei, mas a perspectiva heróica da minha existência é outra, embora entrar na mente das pessoas pudesse realmente ajudar a entender os outros e quiçá a mim mesmo (sente só a poesia da situação), acredito que as pessoas não precisam de capas, máscaras, força ou um ar misterioso...

Não, eu não conheço a fórmula do heroísmo, mas pára um pouco pra pensar em quem você já tomou como exemplo pra sua vida e começa a listar as características dessas pessoas e/ou personagens. Provavelmente vão surgir coisas como: coragem, honra, honestidade, integridade, força, esperança, insistência e perseverança (ou em outras palavras, cabeça-dura), segurança, sucesso e, no final da maior parte dos filmes e desenhos o protagonista olha pra trás com um certo ar de orgulho e contentamento.

Enfim, o lado bom de escrever é que conforme o texto evolui a gente consegue encontrar respostas pras nossas próprias perguntas. Com isso em mente, o meu "eu" heróico segue sem usar capa e sem ter super-poderes, mas também segue no dilema existencial que todo bom herói precisa passar antes do climax da história. Na sequencia, duas musicas que expressam muito bem o que eu quis dizer.

Espero que não tenha sido muito chato até aqui, mas eu reconheço que me enrolei um pouco... De qualquer forma, eis as músicas!


http://letras.mus.br/skillet/1489570/traducao.html

http://letras.mus.br/foo-fighters/15179/traducao.html


Deus abençoe! =]

Nenhum comentário: